Sequência de atividades mais ou menos programadas, que permitem organizar nossos dias, tornando-os mais produtivos. Orienta e assegura os passos de nossos planos. À margem daquela opinião de que a rotina “cansa e corroi”, acredito num significado mais positivo, na maior parte do tempo. Sim, por vezes é renovador variar nossos movimentos, a favor de ânimos diferentes. Porém, sem hábitos bem estabelecidos não há perspectivas que se vejam concretizadas. Não há caminhos que tenham rumo. Não há encontros, não há progressos. Os detalhes de certa ordem existem por alguma razão. Encontre-a! Uma dose de imprevisibilidade é bem-vinda em determinados trechos de nosso caminho. Não queremos paralisar as mudanças. Novidades advêm de um misto de planejamento e liberdade. Ou não. Acontecem porque têm de acontecer, sem maiores respostas. Flexibilidade, frouxidão. Ordem, rigidez. Equilíbrio constante. Sem rotina, invenção fica difícil. É preciso saber utilizá-la, tirar proveito, evitando tornar-se refém dela. Coloquemo-nos a perturbá-la e recriá-la continuamente...
Ta destruindo hein...
ResponderExcluire deixava isso quieto ? anonimato ?
Rotina é a base para podermos inventar algo.
É a segurança que temos para podermos arriscar.
É a fuga de erros cometidos ou até mesmo não cometidos.
Apenas me cabe tentar diferenciar o que é a invenção e qual é a rotina, se podemos ter uma rotina inventando sempre algo, ou aprendendo a cada dia, ou gostando mais a cada dia, ou simplesmente construindo algo novo, a cada dia.. Afinal, será mesmo que toda rotina pode ser considerada uma monotomia, um itinerário habitual ?
bjs doida querida
Gosto da rotina que organiza, que dá segurança, que pode ser desafiada o tempo todo a ser quebrada...
ResponderExcluirE, felizmente, temos o livre arbítrio para quebrar nossa rotina sempre que quisermos.
Bjo Fer...
Quando penso em rotina me vem algo ruim à memória, não sou adepta de rotina, na verdade não gosto. Porém, ao ler o texto fiquei pensando nas contradições dessa “ideia” que até agora era A verdade. Penso na criação do mundo e vejo como o DEUS criador fez as coisas, sei que Ele estabeleceu uma ordem, Ele planejou de forma orquestral cada momento da criação, então fico imaginando que Ele além de um plano perfeito seguiu uma rotina, e é a essa rotina saudável e essencial que estou disposta a me render. Mas não quero monotonia nem mesmo a rigidez, só sei que irei pensar na rotina como algo que irá ser essencial para a construção de algo sublime quero poder olhar as coisas que fiz e dizer que “tudo era bom”.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir